Bateria em boas condições

Assim como outros componentes do seu veículo, a bateria tem um tempo de vida estimado ( cerca de 3 a 5 anos) que pode ser prolongado ou encurtado consoante qualidade da mesma, manutenção e instalação elétrica do veículo. Clima e direção também podem influenciar na vida útil.
Quem nunca ficou parado porque o carro “não pegava”? Este é um daqueles contratempos que podemos evitar se tivermos alguns cuidados e é sobre isto que hoje lhe vamos falar.

Veja algumas dicas que podem aumentar a vida útil da bateria do seu carro:

Não deixar o veículo parado muito tempo: Aqui a regra é simples, quanto mais dias o seu carro tiver sem trabalhar maior a probabilidade da bateria descarregar e ser necessário trocar ou carregar a mesma.
Manter a bateria limpa. Sabia que as poeiras e sujidade podem atrapalhar a corrente elétrica de circular?
Realizar uma manutenção periódica na parte elétrica do veículo. Esta serve para todas as componentes do veículo. A bateria não seria diferente, não é?
Não ligar o veículo com equipamentos elétricos ligados ( ex: farol, som, ar condicionado…) pois vai exigir mais esforço da bateria.
Não deve desligar os terminais enquanto o veículo estiver ligado
Manter os terminais dos cabos da bateria sempre bem apertados e em boas condições
Se voltar a ligar a bateria,( ex: tenha retirado a peça por algum motivo) , ligue o veículo e espere cerca de 20 segundos antes de iniciar a marcha
Verificar se a bateria está corretamente fixada no suporte de modo a evitar o desgaste da peça
Falar com um especialista, antes de acrescentar qualquer equipamento elétrico no veículo.
Qualquer dúvida, já sabe, o Centro Auto Estrela da Manhã tem uma equipa especializada que o pode ajudar com esta e outras questões de modo a prolongar a vida útil do seu veículo. Fale connosco.